
- Blog da Dra. Cátia
- Posted
- Read 2392 times
Torcicolo: Saiba como evitar e tratar
Quase todo mundo já passou por isso. Acordar num dia e perceber aquela dor incômoda no pescoço, seja em posição ereta ou ao virá-lo para um lado. É o torcicolo.
O nosso Quiropraxista Sérgio Inácio Rech explica um pouco sobre suas causas, maneiras de prevenção e tratamento.
Na verdade essa dor chama-se cervicalgia — pois se encontra na região cervical da coluna. No entanto, quando ela se dá de maneira passageira, adquire o nome popular de torcicolo.
A causa mais comum para esse problema reside na sobrecarga da musculatura da área cervical. Mas também pode ocorrer devido ao estresse, a uma posição prejudicial mantida por muito tempo, como dormir com um travesseiro errado ou ficar em postura indesejada em frente ao computador, por exemplo.
Existem 2 tipos de Torcicolo:
Esse tipo de torcicolo aparece em crianças recém-nascidas, normalmente por conta do mau posicionamento do pescoço ainda durante a fase intrauterina, ou por trauma no nascimento.O torcicolo congênito impede o crescimento do músculo, fazendo com que a cabeça do bebê se incline. Seu diagnóstico e tratamento devem ser feitos o quanto antes, para evitar a má formação da região.
- TORCICOLO ADQUIRIDO
Ocasionado em virtude de espasmos da musculatura cervical ou outra alteração na área do pescoço e cabeça, o torcicolo adquirido pode ter múltiplas razões. Desde o popular “mau jeito”, postura incorreta e inflamação até a infecção do sistema nervoso central, inflamações, lesão da coluna cervical e tumor.
Esta é a manifestação mais comum, esse tipo de torcicolo atinge crianças e adultos e é caracterizado como uma contratura com rotação e lateralização da cabeça — os famosos incômodos e dores ao inclinar a cabeça ou virar o pescoço para o(s) lado(s).
Prevenção do Torcicolo
O melhor modo de evitar que o torcicolo bata à porta é ficar atento à própria postura durante o dia e, também, à noite. Veja abaixo uma lista de recomendações de profissionais:
- Não use muitos travesseiros ou travesseiros altos ou baixos demais;
- Não fale ao telefone prendendo o aparelho entre ouvido e ombro;
- Não durma de bruços;
- Evite assistir televisão deitado;
- Em caso de trabalho no computador, faça pequenos alongamentos de 30 em 30 minutos.
Tratamento do Torcicolo
A melhor dica é tentar alongar a região sem muito esforço, e consertar a postura ao longo do dia, sem forçar o pescoço. Mas caso a dor persista após 24 horas, a recomendação é procurar o Quiropraxista para fazer uma avaliação. A Quiriopraxia é um procedimento que na maioria das vezes oferece um alívio imediato através de pequenos ajustes e realinhamento das articulações.
O Dr. Sérgio Inácio Rech é Quiropraxista formado da Feevale e atende na Clínica Fisioclin em Porto Alegre
Telefone para informações: 3224 7481